Radiologista que escreveu “judia” como problema médico de criança é suspenso pelo hospital

  • 04/09/2025
Radiologista que escreveu “judia” como problema médico de criança é suspenso pelo hospital
Radiologista que escreveu “judia” como problema médico de criança é suspenso pelo hospital (Foto: Reprodução)

O radiologista belga, que escreveu “judia (israelense)” na seção de problemas médicos do prontuário de uma menina de nove anos, foi suspenso pelo hospital AZ Zeno na terça-feira (02).

No campo “problema atual” do relatório de atendimento, o Dr. Qassim Arkawazy escreveu: "Dor no antebraço esquerdo, caiu da estrutura de escalada para o chão; um homem caiu em cima dela" e, posteriormente, "judia (israelense)".

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por André Lajst (@andrelajst)

Uma pesquisa nas redes sociais do médico revelou diversas postagens de teor antissemita e islamofóbico no Facebook. Entre elas, estavam imagens geradas por inteligência artificial retratando judeus hassídicos como figuras monstruosas e uma ilustração gráfica envolvendo violência contra crianças, como um desenho animado de vários bebês decapitados pela ponta de uma estrela de Davi.

🚨🩻🇧🇪 SIGNALEMENT : Le Dr. Qasim Arkawazy, radiologue d’origine irakienne 🇮🇶 exerçant à l’hôpital AZ Zeno dans la station balnéaire de Knokke-Heist, relaie des dizaines de contenus antisémites, islamistes chiites et antisionistes.📌 Parmi ces publications : un montage ignoble… pic.twitter.com/IDTBYM5j1e

— SwordOfSalomon (@SwordOfSalomon) August 31, 2025

Em comunicado divulgado na terça-feira, o hospital AZ Zeno afirmou que, em alguns casos, a fé ou a origem étnico-cultural podem ter relevância médica.

No entanto, reconheceu que, neste caso específico, a inclusão do termo pode ter sido interpretada como ofensiva. A instituição informou que o registro digital do paciente foi corrigido.

"O paciente em questão foi contatado pessoalmente; o procedimento foi explicado e a situação foi satisfatoriamente esclarecida.”

Sobre as postagens de Arkawazy nas redes sociais, o hospital reconheceu as “inúmeras reações indignadas” e reforçou que “não há absolutamente espaço para discriminação” na instituição. Informou ainda que uma investigação interna foi iniciada e confirmou que também há uma apuração externa em andamento.

"O médico envolvido foi suspenso com efeito imediato para que a investigação possa prosseguir com calma e minuciosidade."

‘Antissemitismo não tem lugar na Bélgica’

O Centro de Informação e Documentação Judaica (JID) elogiou a suspensão de Arkawazy, afirmando: "Esta decisão mostra claramente que o antissemitismo não tem lugar na Bélgica".

"O antissemitismo deve ser combatido resolutamente onde quer que surja, especialmente em setores críticos como a saúde. Esperamos a mesma ação corajosa e clara de todas as instituições", disse Ralph Pais, vice-presidente da JID.

Após a divulgação do caso, o Conselho Judaico Europeu (EJC) declarou: "Isso não é apenas antiético; é perigoso. Nenhum pai deve temer que o cuidado de seus filhos possa ser comprometido por causa de sua identidade judaica. Pedimos às autoridades belgas que tomem medidas disciplinares imediatas e deixem claro: o antissemitismo não tem lugar na saúde – ou em qualquer lugar."

Até quarta-feira (03), os perfis de Arkawazy nas redes sociais estavam aparentemente desativados.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/israel/radiologista-que-escreveu-judia-como-problema-medico-de-crianca-e-suspenso-pelo-hospital.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes